quinta-feira, 29 de março de 2012

Diferença entre Conto, Romance e Novela

O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características, estão a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total – da qual falava Poe (1809-1849) e Tchekhov (1860-1904): o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade. Ao escritor de contos dá-se o nome de contista.

O Romance é um gênero da literatura. Herdeiro da epopéia, é tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto.


A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. No romance uma personagem pode surgir em meio a história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.


Há de notar que o romance tornou-se gênero preferencial a partir do Romantismo, por isso ficando o termo romance associado a estes. Entretanto o realismo teria no romance sua base fundamental, pois apenas este permitia a minúcia descritiva, que exporia os problemas sociais.



Novela em português é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem (o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas).

5 comentários:

Unknown disse...

Olá porf. Laercio.Eu li o q vc postou e achei muito bem explicado, mas msm assim tive uma dúvida.Eu tenho um blog e nele postei o que eu acho q é conto UM CONTO NATALINO e A METROPOLE mas me foi dito q é novela.Vc poderia ler e me dar uma resposta? Obrgado http://valvuladeescapeexistencial.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Ótima explicação, grato! Exatamente o que eu estava procurando.

Ariana disse...

O livro Vidas Secas retrata a trajetória de Fabiano e sua família. O texto possui uma linguagem simples com poucas complicações, além de ser relativamente curto, não acho que se trata de uma novela, pois retrata a desumanizão do homem devido a seca e suas consequências. Pode-se perceber que a cachorra Baleia possui mais aspectos humanos do que Fabiano e seus familiares.

Unknown disse...

cool

Unknown disse...

Certo!