Foi assim que eu fiz... Imaginei-me professor da FJN - Faculdade de Juazeiro do Norte e, claro, falando em nome da Faculdade da implantação de cursos no sistema de EaD... Queira Deus eu tenha entendido a lição bem direitinho! Perca um pouco do seu tempo e dê uma olhadinha! depois, claro, diga o que achou!
FJN OFERECERÁ A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA.
A Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, criada em 1997 e que tem por missão produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo assim para o exercício pleno da cidadania, priorizando uma formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para ingressarem no mercado de trabalho e contribuindo para a melhoria das condições de vida da sociedade e o desenvolvimento da Região do Cariri, do Estado do Ceará e do País. Inicialmente, a FJN oferecia os cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Enfermagem e Sistemas de Informação, atendendo nos turnos noturno e diurno, alargando, posteriormente, sua oferta nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Belas Artes, além de cursos de pós-graduação, strict e lato sensu, sequenciais superiores de formação específica e extensionistas e de serviços, oferecidos nos dias atuais.
Buscando cada dia mais atender aos anseios de sua clientela, fez a opção por mais um grande desafio: o de implantar o sistema de Educação a Distância - EaD que abrange um vasto território de informações, beneficiando não só o corpo discente, mas, também, o corpo docente e técnico-adminstrativo, oferecendo-lhes maior flexibilidade para o seu desenvolvimento intelectual e profissional.
Atualmente, muito se fala de globalização em todo o mundo, não só econômica, mas também cultural e educacional, a EaD, na sua dupla vertente tradicional e virtual, apresenta-se como o ensino do futuro e para um futuro que se perspectiva de grande investimento na educação ao longo da vida, centrado no aprendiz, e em que o docente é mais um orientador de percursos de aprendizagens autogeridas por cada um dos estudantes do que um professor ex-cathedra perante uma turma de estudantes que o seguem. É por isto que a EaD se distingue do ensino presencial, pela sua flexibilidade curricular, pela existência de unidades creditáveis, quer estejam integradas num curso de graduação ou de pós-graduação, quer disponibilizadas em disciplinas singulares.
A EaD em sua forma embrionária e empírica é conhecida desde o século XIX, entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade em todo o mundo.
Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n° 9.394/96 - define que a EaD é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. O ensino não presencial atualmente tem mobilizado os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento; novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional. Hoje mais de 80 países, nos cinco continentes, adotam a EaD em todos os níveis de ensino, em programas formais e não formais, atendendo a milhões de estudantes e tem sido usada para formação e aperfeiçoamento de professores em serviço.
Acreditando neste sistema de ensino que vem mudando a historia da educação em todo o mundo é que a FJN optou por oferecer, inicialmente cursos de especialização nas áreas de Gestão em Saúde e Educacional e de Informática e também, algumas disciplinas curriculares dos nossos cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Enfermagem e Sistemas de Informação. As aulas terão início no início do segundo semestre de 2009 e será oferecido aos nossos alunos material didático em áudio e videocassetes, videotexto interativo e videoconferências. Na EaD, as “tecnologias de informação e comunicação” são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso, habilitando-os para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho e as ferramentas de gerenciamento não são menos importantes, sobretudo porque a participação e o progresso do estudante são informações que precisam ser recuperadas, para que o professor possa apoiar e motivar o aprendiz durante o processo de construção e compartilhamento do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário