
Prova Brasil e Saeb avaliam sistemas, não alunos ou professores
A Prova Brasil e o Saeb são elaborados metodologicamente para avaliar sistemas de ensino, não alunos. São avaliações em larga escala da qualidade dos sistemas educacionais a partir do desempenho dos estudantes nas provas. Diferentes, portanto, das provas aplicadas costumeiramente em sala de aula.
Avaliações são importantes para o cálculo do Ideb
Em 2007, as provas foram aplicadas no período de 5 a 20 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. A participação na Prova Brasil e no Saeb ocorre mediante adesão das redes de educação. É importante a participação dos municípios para que tenham o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) calculado e possam participar dos programas baseados nas metas previstas no Compromisso Todos pela Educação.
Redução das desigualdades
A partir dos dados coletados, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de educação definem ações de correção de distorções e das debilidades identificadas. Além disso, podem direcionar recursos técnicos e financeiros para medidas prioritárias de desenvolvimento do sistema educacional e de redução das desigualdades.
Para os professores, os resultados permitem verificar, nas áreas de língua portuguesa e matemática, as habilidades desenvolvidas e as que ainda precisam de esforço adicional. Os educadores passam a contar com informações sobre as dificuldades apresentadas pelos estudantes. A partir daí, podem criar um espaço para diálogo e reflexão em busca de melhores estratégias de ensino e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário