sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Orações Coordenadas e subordinadas... Avançando na prática.

Aproveite este feriadão de carnaval, se tiveres um tempinho, claro, para avançares um pouco no que já foi trabalhado em sala de aula.

Nas frases seguintes, divida e classifique as orações. Depois, identifique e classifique a conjunção ou locução conjuncional que nelas encontrares:
  1. Robinson levantou-se e deu alguns passos.
  2. Manteve a fogueira acesa, para economizar o isqueiro de pederneira.
  3. O barulho cessava por vezes, como se o serrador mudasse de toro.
  4. Quando à noite saía da lama tépida, a cabeça andava-lhe à roda.
  5. Robinson pensou que estava morto,
  6. Estava preocupado porque à sua volta permanecia a escuridão branca.
  7. Arrastou-se com dificuldade e subiu pelo túnel.
  8. Ora se dedicava a um animal qualquer, ora era cruel para com eles.
  9. Se Robinson o descobrisse, puni-lo-ia severamente, com certeza.
  10. Robinson naufragou, mas conseguiu sobreviver.
  11. O barco teria navegado se tivesse sido construído junto ao mar.
  12. Para sair da ilha, Robinson construiu o Evasão.
  13. Robinson decidiu ficar, logo não foi no Whitebird.
  14. Porque estava mau tempo, Robinson sofreu um naufrágio.
  15. Sexta-Feira continuaria livre se não tivesse partido no Whitebird.
  16. Sexta-Feira construía flechas para as ver voar.
  17. Quando acordou, Robinson viu que Sexta-Feira tinha partido.
  18. Sexta-Feira pensava que ia ser livre e feliz.
  19. Jean era tão maltratado que fugiu do Whitebird.
  20. Jean sofria tanto no Whitebird que acabou por fugir de lá. 

Nenhum comentário: