quinta-feira, 29 de março de 2012

Português Para Viver Juntos - Edições SM - Revisão Cap. 1 e 2 - 1º Bimestre



Português - Para Viver Juntos - Edições SM - 9º Ano - EEF Dr. Stênio Dantas
Revisão Capítulos 1 e 2 / 1º Bimestre

Conto psicológico | Conto social e conto de amor


Identifique e classifique as orações.
a) O sol ardia. Os rios secavam, os poços se esturricavam, as flores murchavam, os animais morriam (...). (Volta ao mundo dos contos, Catherine Gendrin e Laurent Corvaisier. São Paulo: Edições SM, 2007, p. 112)
b) Durante dias, escondida de todos, ela cavou e cavou. (p. 157)
c) Depois, com um gesto autoritário, Sabitjan ordenou aos criados que despissem Shaheimaltan de suas roupas reais (...). (p. 79)
d) (...) o jovem aristocrata lembrou que no dia seguinte faria três anos do seu encontro com o mágico. (p. 48)
e) O homem pôs a fotografia e o lápis na mesa e esperou que a mulher falasse (…) (“Trabalhadores do Brasil”, Wander Piroli. Os melhores contos de Wander Piroli. São Paulo: Global, 1996, p. 31-34)

Leia os períodos seguintes:
I. Nas ruas viam-se muitos torcedores que faziam barulho.
II. (...) de repente lembrou-se de que as crianças também teriam a cabeça cortada. (Volta ao mundo dos contos, op.cit., p. 33)
III. Quando viu que o animal estava morto, o caçador se aproximou, pegou sua faca e abriu a barriga do leão. (idem, p. 142)

Identifique as orações.
Classifique as orações subordinadas dos períodos quanto a seu valor: adjetivo, substantivo ou advérbio?

Qual a função sintática desempenhada pela oração destacada no período:

a) Assim que o cervo viu o filho de sua irmã, o encanto se desfez. (Volta ao mundo dos contos, op.cit., p. 74)
b) Um dia, claro, o rei percebe que todos já sabem de tudo. (idem, p. 59)

Associe cada oração principal a uma subordinada substantiva:

a) É fundamental para a cidadania
b) Tenho certeza
c) Tenho uma preocupação sobre o passeio:
d) Meu desejo é
e) Não me lembrei

1) de que ele fará o possível para vir à reunião.
2) que todos os jovens possam estudar.
3) que nem todos possam arcar com as despesas previstas.
4) de que deveria ter levado um documento.
5) que todos possam se sair bem nas provas.

Classifique essas orações.

Leia o trecho a seguir: Certa manhã, a Mulher Pluma sentiu uma espécie de espinho apertando seu coração (…) (Volta ao mundo dos contos, op.cit., p. 127)
a) A oração apertando seu peito está na forma reduzida ou desenvolvida? Explique.
b) Como seria o período se essa oração fosse escrita na outra forma?

As orações subordinadas abaixo estão na forma desenvolvida. Escreva-as na forma reduzida:

a) Meu time não venceu o campeonato, apesar de que jogou bem.
b) Seu sonho era que viajasse muito.


Obs.: Confira as respostas nos comentários.

Um comentário:

Unknown disse...

Respostas


a) Verbos: ardia; secavam; esturricavam; murchavam, morriam.
Orações coordenadas assindéticas: O sol ardia. Os rios secavam, os poços se esturricavam, as flores murchavam, os animais morriam.
b) Verbos: cavou; cavou.
Oração coordenada assindética: Durante dias, escondida de todos, ela cavou.
Oração coordenada sindética aditiva: e cavou.
c) Verbos: ordenou; despissem.
Oração principal: Sabitjan ordenou aos criados.
Oração subordinada substantiva objetiva direta: que despissem Shaheimaltan de suas
roupas reais.
d) Verbos: lembrou; faria.
Oração principal: o jovem aristocrata lembrou.
Oração subordinada substantiva objetiva direta: que no dia seguinte faria três anos do seu
encontro com o mágico.
e) Verbos: pôs; esperou; falasse.
Oração principal: O homem pôs a fotografia e o lápis na mesa.
Oração coordenada sindética aditiva: e esperou.
Oração subordinada substantiva objetiva direta: que a mulher falasse.


I. Adjetivo: barulhentos.
II. Substantivo: algo (lembrou-se de algo: que as crianças também teriam a cabeça corada).
III. Advérbio de tempo: quando (quando viu). Substantivo: aquilo (que o animal estava morto).


a) Adjunto adverbial de tempo.
b) Objeto direto.


a 2; b 1; c 3; d 5; e 4

a) É fundamental para a cidadania que todos os jovens possam estudar. - Oração subordinada substantiva subjetiva.
b) Tenho certeza de que ele fará o possível para vir à reunião. - Oração subordinada substantiva completiva nominal.
c) Tenho uma preocupação sobre o passeio: que nem todos possam arcar com as despesas previstas. - Oração subordinada substantiva apositiva.
d) Meu desejo é que todos possam se sair bem nas provas. - Oração subordinada substantiva predicativa.
e) Não me lembrei de que deveria ter levado um documento. - Oração subordinada substantiva objetiva indireta.


a) Está na forma reduzida.
b) Certa manhã, a Mulher Pluma sentiu uma espécie de espinho que apertava seu coração.


a) Meu time não venceu o campeonato, apesar de ter jogado bem.
b) Seu sonho era viajar muito.