Saiba mais sobre Estudar Vale a Pena
Saiba mais sobre Estudar Vale a Pena!
Desenvolvida para estimular o jovem a refletir sobre a importância de
concluir o Ensino Médio para o seu futuro, a campanha Estudar Vale a
Pena foi idealizada em formato de concurso. O objetivo é incentivar a
comunidade escolar a promover um amplo debate sobre o tema, mostrando,
pelo intercâmbio de ideias, que estudar realmente vale a pena, uma
reflexão vital para combater a evasão escolar.
A proposta é
colocada em prática por meio de eventos, jogos e programas lúdicos, que
são planejados pelas próprias escolas e podem utilizar recursos como
placares de permanência e uniformes para as equipes, além de envolver a
participação de voluntários. A campanha utiliza um sistema de pontuação
para as ações empreendidas, premiando, ao final, os melhores
desempenhos.
Estruturado em etapas, o processo educativo conduz à
disseminação de experiências exemplares de vida, proporcionando
referências positivas, que sensibilizam os jovens a dar continuidade aos
estudos.
Para Wanda Engel, Superintendente do Instituto Unibanco, "ao desenvolver tecnologias e metodologias que
resultam em maior retenção e desempenho do aluno do Ensino Médio na
escola, o Instituto Unibanco mira em um dos principais problemas
brasileiros: a desigualdade social. Nenhum outro fator impulsiona o
nível de renda e de empregabilidade tanto quanto o grau de escolaridade.
E
foram os alarmantes níveis de abandono que levaram o Instituto a
desenvolver a metodologia da "Campanha Estudar Vale a Pena", em que, por
meio de jogos e atividades, discute-se a importância da conclusão do
Ensino Médio para o futuro dos jovens.
A campanha, que inclui a
participação de voluntários que se propõem a conversar, aplicar jogos e
servir de exemplo ao jovem, é mais uma metodologia de combate à evasão
escolar.
Com essa ação de incentivo à permanência no Ensino
Médio, esperamos efetivamente contribuir para que mais e mais jovens
permaneçam, aprendam e concluam seu ciclo básico de ensino. O futuro do
Brasil e de nossa juventude depende disso".
Agora saiba mais sobre o Instituto unibanco!
O Instituto Unibanco foi criado em 1982, mas foi a
partir de 2007 que optou por sua atual missão: contribuir para o
desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, concebendo,
validando e disseminando tecnologias e metodologias sociais que
contribuam para aumentar a efetividade das políticas e práticas vigentes
nas escolas públicas de Ensino Médio.
O Instituto escolheu
trabalhar no Ensino Médio por este ser o passaporte mínimo tanto para a
inserção no mercado de trabalho quanto para a continuidade dos estudos.
Sua
principal tecnologia é o Jovem de Futuro. Trata-se de um projeto de
Gestão Escolar para Resultados que oferece às escolas participantes
apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do
Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.
As
escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar,
executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus
resultados e R$ 100/aluno/ano para financiar as ações estratégicas
previstas neste plano.
O Jovem de Futuro é, portanto, uma
proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de
metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem,
permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário