sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Saiba mais sobre Estudar Vale a Pena

Saiba mais sobre Estudar Vale a Pena!

 

 Desenvolvida para estimular o jovem a refletir sobre a importância de concluir o Ensino Médio para o seu futuro, a campanha Estudar Vale a Pena foi idealizada em formato de concurso. O objetivo é incentivar a comunidade escolar a promover um amplo debate sobre o tema, mostrando, pelo intercâmbio de ideias, que estudar realmente vale a pena, uma reflexão vital para combater a evasão escolar.

A proposta é colocada em prática por meio de eventos, jogos e programas lúdicos, que são planejados pelas próprias escolas e podem utilizar recursos como placares de permanência e uniformes para as equipes, além de envolver a participação de voluntários. A campanha utiliza um sistema de pontuação para as ações empreendidas, premiando, ao final, os melhores desempenhos.

Estruturado em etapas, o processo educativo conduz à disseminação de experiências exemplares de vida, proporcionando referências positivas, que sensibilizam os jovens a dar continuidade aos estudos.

Para Wanda Engel, Superintendente do Instituto Unibanco, "ao  desenvolver tecnologias e metodologias que resultam em maior retenção e desempenho do aluno do Ensino Médio na escola, o Instituto Unibanco mira em um dos principais problemas brasileiros: a desigualdade social. Nenhum outro fator impulsiona o nível de renda e de empregabilidade tanto quanto o grau de escolaridade.

E foram os alarmantes níveis de abandono que levaram o Instituto a desenvolver a metodologia da "Campanha Estudar Vale a Pena", em que, por meio de jogos e atividades, discute-se a importância da conclusão do Ensino Médio para o futuro dos jovens.

A campanha, que inclui a participação de voluntários que se propõem a conversar, aplicar jogos e servir de exemplo ao jovem, é mais uma metodologia de combate à evasão escolar.

Com essa ação de incentivo à permanência no Ensino Médio, esperamos efetivamente contribuir para que mais e mais jovens permaneçam, aprendam e concluam seu ciclo básico de ensino. O futuro do Brasil e de nossa juventude depende disso".

Agora saiba mais sobre  o Instituto unibanco!


O Instituto Unibanco foi criado em 1982, mas foi a partir de 2007 que optou por sua atual missão: contribuir para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, concebendo, validando e disseminando tecnologias e metodologias sociais que contribuam para aumentar a efetividade das políticas e práticas vigentes nas escolas públicas de Ensino Médio.

O Instituto escolheu trabalhar no Ensino Médio por este ser o passaporte mínimo tanto para a inserção no mercado de trabalho quanto para a continuidade dos estudos.

Sua principal tecnologia é o Jovem de Futuro. Trata-se de um projeto de Gestão Escolar para Resultados que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.

As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e R$ 100/aluno/ano para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.

O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.


Nenhum comentário: